01:28

Som alto em fones pode levar jovens à surdez

Postado por: Papo de Gringo |

Ouvir música alta em fones de ouvido tem cada vez mais causado problemas auditivos em jovens. O coordenador do setor de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Fundão), Shiro Tomita, revelou que, nos últimos dois anos, aumentou em 10% o número de adolescentes atendidos na unidade, que recebe, por mês, cerca de mil pacientes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, de 30 milhões de casos de problemas auditivos no Brasil, pelo menos 5% foram causados pelo mau uso de aparelhos eletrônicos como Mp3 e Ipods. "Ouvir som muito alto pode causar tontura, zumbido, sensação de ouvido tapado. Dependendo do volume e do tempo em que vem sendo utilizado o aparelho, se for muito prolongado, pode ocasionar lesões irreversíveis, como perda de audição", alerta o profissional.

O médico ressalta que, para evitar problemas, MP3 e IPods devem ser usados somente por uma hora ao dia e o volume não pode ultrapassar 60 decibéis ¿ metade da capacidade total dos aparelhos atuais. Tomita também aconselha fazer exames anuais para controle da audição.

Ele lembra que é importante ter cuidado com a progressão da surdez em jovens. Segundo o médico, normalmente eles não percebem as alterações. "Isso acontece com crianças também. Os pais acham que elas são distraídas, que não entendem o que eles falam. Isso pode ser causado por problemas auditivos", explica.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Otologia, cerca de 35% das perdas de audição são creditadas à exposição a sons intensos, em ambientes profissional ou em lazer.

Ao menor sinal de alteração na audição, vá ao médico
Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia, ao menor sinal de alteração na audição, como zumbido, dor de cabeça, coceira e irritabilidade, o ideal é procurar logo um especialista.

Tomita afirma que a perda de audição inicialmente não é significativa. No entanto, o problema piora com o passar dos anos.

"Antes, a perda de audição costumava aparecer por volta dos 45 anos de idade, mas cada vez mais estamos atendendo jovens relatando o problema. Por isso eu sempre digo que o melhor tratamento é realmente a prevenção", alerta o especialista.

Eduardo Marinho, 12 anos, sabe dos riscos mas, ainda assim, ouve músicas em seu MP3 acima do volume ideal. ¿É tão alto que, mesmo dentro do carro, com o rádio ligado, eu escuto as músicas¿, diz a mãe, Graciete Grace, 41.

Seu irmão, João Vitor, 17, usa MP3 por até quatro horas ao dia. "Em geral deixo o volume em 60% da capacidade. Estou tentando controlar mais o volume", diz.

Fonte: O Dia
Foto: Getty Images

1 comentários.:

Drika disse...

Eu sou meio surda por causa dos fones de ouvido. É sério. Mas eu é que não vou parar de ouvir música por causa disso (:

Postar um comentário

Tua vez de falar agora!

Subscribe