21:18

Aprender com o erro dos outros:

Postado por: Drika |


Exposição da convivência humana; esse é o produto dos realitys shows exibidos nas televisões mundo a fora. Intimidades, comportamentos, opiniões e opções fazem destes programas verdadeiros líderes de audiência. Mas, afinal, por quê nos interessamos tanto em assistir o cotidiano dos demais, muitas vezes julgando, apoiando e defendendo seus participantes?

Criado na década de setenta, no Estados Unidos, "An American Family" mostrava a realidade de uma família à beira de um divórcio iminente e a revelação de um filho sobre sua opção sexual. O precursor dos reality shows mostrou, naquele tempo, situações polêmicas que, certamente, serviram de exemplo, tanto positivo quando negativo, aos seus espectadores. Hoje em dia, o mesmo modelo de programa mostra situações que refletem a realidade cotidiana atual; dramas e dilemas, sentimentos e atitudes, substantivos presentes na vida de quem assiste tais programas e de quem é assistido.

A polêmica provocada pelos reality shows não termina quando o mesmo se encerra. Ela perdura por semanas, meses e até anos, podendo ser usada como exemplo do que é certo e errado. O Big Brother Brasil 10, por exemplo, recentemente exibido pela Rede Globo, apresentou ao público participantes com opções sexuais diversas. Mais do que simplesmente observar, tivemos a oportunidade de conhecer, julgar e entender suas ideias e atitudes, não apenas julgar sua imagem.

Histórias, paixões, preconceitos, comportamentos... Poucas coisas conseguem ensinar tanto à realidade quanto a própria realidade. Muitas vezes nos identificamos com um ou mais participantes, os defendemos e torcemos por eles, aprendemos com seus erros e acertos. É característica louvável dos seres humanos, mesmo que não praticada por todos, a capacidade de aprender com os erros dos outros.

Mesmo que constantemente criticados, os reality shows ensinam seus espectadores a aprender mais sobre si próprios. Não que as pessoas desconhecessem umas às outras antes da existência dos mesmos, mas os reality shows exibem uma pequena representação da sociedade que muitos não conseguem, ou não querem enxergar.

(Redação que fiz no vestibular da Unisinos - 26/06/2010)

2 comentários.:

Rufus :| disse...

Ficou melhor que a minha, parabéns :|

Drika disse...

:|


Obrigada

Postar um comentário

Tua vez de falar agora!

Subscribe