18:35

Cigarro faz mal até depois de apagado

Postado por: Papo de Gringo |

Mesmo após apagado, o cigarro continua sendo prejudicial à saúde de quem não fuma. As toxinas deixadas pela fumaça no ambiente, que aderem a uma variedade de superfícies, podem contaminar outras pessoas com substâncias potencialmente cancerígenas, mostra uma pesquisa do Lawrence Berkeley National Laboratory (EUA) publicada na revista PNAS.

A queima do tabaco libera nicotina na forma de vapor, que fica aderida a superfícies como pisos, paredes, carpetes e móveis, podendo persistir nesses materiais por semanas e até meses. Os pesquisadores sugerem o desenvolvimento de políticas para combater os malefícios dessa contaminação.

Uma pesquisa anterior, feita no Massachusetts General Hospital, nos EUA, e publicada em janeiro do ano passado na revista Pediatrics, constatou que menos da metade dos fumantes conhecia os riscos desse tipo de contaminação e que as crianças pequenas são mais suscetíveis a esse tipo de exposição, pois brincam e engatinham em lugares contaminados e levam as mãos à boca com frequência.

Fonte: Zero Hora
Foto: Divulgação/Sxc.hu

0 comentários.:

Postar um comentário

Tua vez de falar agora!

Subscribe