01:45

Primeiro emprego: Como lidar?

Postado por: Drika |


Então é isso, você conquistou o seu primeiro emprego, está adquirindo muitas responsabilidades, não precisa depender dos seus pais nem do dinheiro deles, etc... Isso tudo é ótimo, mas saiba de algumas coisas que são essenciais [ou não]:

- Você não é obrigada a nada. Tudo bem receber tarefas no trabalho, mas há algumas que abusam demais, como ter que limpar alguma coisa, sendo que não é pra faxineira que você foi contratada. Saiba que você tem direitos como trabalhadora, tanto estagiário como carteira assinada. Pesquise e veja se há erros no local onde você trabalha.

- Seus patrões não tem o direito de lhe xingar. Se você fez algo errado, ou até mesmo recebeu xingamentos de graça, você não deve aceitar isso quieta. Ninguém nasceu sabendo e é chato demais ser repreendido por algo que está aprendendo, ainda mais, se for de forma grosseira.

- Aceite as críticas. Muitas vezes você vai ouvir críticas e alfinetadas, de colegas ou dos patrões. Aceite elas e tente crescer com elas. Se alguém lhe disse tal coisa, é porque acredita que você pode melhorar nisso, senão, lhe mandaria embora na hora, não acha?

- Trabalho não é escola. Talvez você encontre amigos ou faça amigos nele, mas não pense que vai ser igual a escola, onde um papinho com a diretora resolve tudo, certo? Evite fofocas, fuja de confusões e de gente invejosa. Procure se concentrar no trabalho e somente nele, enquanto está no seu horário de trabalho.

- Converse com seus pais caso você não esteja gostando do que faz. Acredito que uma boa conversa resolve esse tipo de assunto. Seja direta, exponha seus motivos pelos quais não gosta do seu serviço. Conte a eles se lhe xingaram ou fizeram algo. Nunca aceite xingamentos sem motivos calada. Você não é obrigada a permanecer ali, certo? Se não é um ambiente que te faz bem, dê um tempo pras coisas melhorarem. E se não melhorarem, você pode encontrar novos empregos.

0 comentários.:

Postar um comentário

Tua vez de falar agora!

Subscribe